Estar com as finanças em dia é fundamental para qualquer condomínio. No entanto, infelizmente, é relativamente comum não ter um cenário econômico perfeito para administrar um prédio. Para navegar em águas tranquilas é preciso um acompanhamento de perto e um controle eficiente da movimentação financeira das contas do condomínio. Entre elas, a mais importante é a do pagamento da taxa mensal, por parte dos condôminos.
A inadimplência é um dos maiores problemas que um síndico pode enfrentar e que pode comprometer todo o funcionamento do prédio. Nos grandes centros urbanos, a média de unidades inadimplentes é de 10%. Caso o problema não seja controlado e minimizado, o risco é de um efeito dominó e de uma situação crítica na saúde financeira do prédio.
A Ponta ADM possui grande experiência no controle de inadimplência e cumpre um trabalho rigoroso nessa área. Os pontos que marcam a sua atuação são:
Acompanhamento constante e minucioso das contas;
Cobrança amigável dos inadimplentes;
Conscientização junto aos condôminos da importância de manter os pagamentos em dia;
Atendimento rápido e eficiente no fornecimento de 2ª via de boletos de pagamento;
Judicialização da cobrança em casos mais graves. As penas são pesadas para quem deixar de pagar a taxa mensal.
Entre as possíveis restrições estão a inelegibilidade para o cargo de síndico e a perda do voto em assembleia. Dessa forma, o inadimplente perde a sua capacidade de participação no gerenciamento do local onde vive. É importante lembrar que nem a administradora e nem o síndico estão autorizados a conceder descontos, como retirada de multas e juros, da taxa de condomínio.
Entre em contato com a Ponta e saiba como resolver o problema da inadimplência no seu condomínio!